Domingo, 22 de agosto de 2021, foi um dia trágico para um usuário de PS4 em Ciudad del Este, no Paraguai. O jovem teve sua casa incendiada devido a um curto-circuito no console de videogame, resultando em danos materiais e, apesar de ter conseguido escapar com vida, o susto ficará para sempre em sua memória.

Ao investigar as causas do acidente, descobriu-se que o problema começou devido a um cabo defeituoso que se soltou e entrou em contato com outros fios na tomada de energia. O curto-circuito gerado a partir deste contato foi a faísca necessária para incendiar a casa. Infelizmente, muitos usuários não prestam atenção aos perigos que um cabo defeituoso ou uma tomada desgastada podem representar, e acabam pagando um preço alto por isso.

Dados divulgados pelo Corpo de Bombeiros do Brasil mostram que cerca de 25% dos incêndios ocorridos em residências são causados por problemas elétricos, principalmente por conta de um uso inadequado de fios e tomadas, além de falhas no isolamento elétrico.

Para evitar acidentes como esse, é importante ficar atento à qualidade dos cabos e a tomada de energia a ser utilizada, não utilizando gambiarras nem fios adapters, além de sempre desligar das tomadas os equipamentos eletrônicos quando não estiverem em uso.

Lembre-se: prevenir é sempre melhor que remediar. Não deixe que um acidente como esse aconteça com você. Cuide de sua segurança e da segurança da sua família ao usar seu console de videogame.

  • TAGS